Uma Revisão Sistemática de Literatura sobre Autoavaliação de Pensamento Computacional de Jovens

Amilton Rodrigo de Quadros Martins, Guilhermina Lobato Miranda, Adelmo Antonio da Silva Eloy

Resumo


O objetivo deste estudo foi realizar uma Revisão Sistemática de Literatura sobre autoavaliação de Pensamento Computacional de estudantes com idades entre 10 e 15 anos. O foco da revisão foi o da autoavaliação feita por meio de escalas, questionários ou testes de conhecimento. Começamos por fazer uma revisão do conceito de Pensamento Computacional, seguida dos resultados da revisão, contendo trabalhos, métodos, instrumentos utilizados e resultados alcançados. Concluímos que já existem instrumentos validados para medir o Pensamento Computacional na sua multidimensionalidade: uns para avaliar o conhecimento ou a transferência de conhecimento, outros a percepção e atitude dos estudantes face a este construto. Como trabalhos futuros, serão usados os achados para a proposta de um sistema de autoavaliação de Pensamento Computacional.


Palavras-chave


Pensamento Computacional, Avaliação, Educação em Ciência da Computação

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.106041

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