O ensino de pensamento computacional através de um jogo de tabuleiro em ambiente desplugado: relato de experiência de formação docente

Anderson Dall Agnol, Crístian Gusberti, Silvia C. Bertagnolli

Resumo


Este artigo tem o objetivo de apresentar o processo de elaboração, aplicação e avaliação de um jogo de tabuleiro denominado Planetar, o qual tem por finalidade explorar de forma prática os quatro pilares do pensamento computacional (PC). Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, a revisão sistemática sobre PC e um estudo de caso. Para o desenvolvimento do jogo foi adotado o processo de desenvolvimento de jogos educacionais chamado ENgAGED. O principal resultado identificado com a avaliação do jogo foi o aumento do interesse por parte dos participantes em ensinar PC na educação básica. Além disso, a execução do jogo também revelou que atividades lúdicas podem ser empregadas no engajamento de professores.


Palavras-chave


Pensamento Computacional, Jogos Desplugados, Jogo de Tabuleiro.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.106036

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