Métodos e ferramentas para o processo de planejamento docente no contexto dos estudos da área de Design da Aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.106018Palavras-chave:
design da aprendizagem, planejamento docente, ensino superior, experiências de aprendizagem, alinhamento construtivoResumo
O planejamento docente se caracteriza a partir de três etapas complementares: a definição dos resultados pretendidos, a proposição das atividades de ensino e as atividades avaliativas. Estudos na área de Design da Aprendizagem focam na proposição de ferramentas e métodos para guiar o planejamento e o compartilhamento de atividades de aprendizagem. Assim, este estudo tem por objetivo identificar quais as ferramentas e os métodos usados no contexto do planejamento docente a partir dos estudos na área de Design da Aprendizagem. A metodologia de pesquisa envolveu uma revisão sistemática de literatura, a partir de três bases de dados. Como resultados foram identificadas 12 ferramentas e métodos produzidos entre os anos de 2007 e 2018, que podem ser utilizados no processo de planejamento docente.
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