APRENDIZAGEM DE ANATOMIA VERTEBRAL HUMANA POR MEIO DO USO DE MODELOS VERTEBRAIS LOMBARES 2D E 3D

Autores

  • Cristiane de Bona Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Tatiane Sabriela Camozzato Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Charlene da Silva Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Patrícia Fernanda Dorow Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina
  • Matheus Savi Brum Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.106005

Palavras-chave:

Modelos anatômicos. Impressão tridimensional. Anatomia. Aprendizagem.

Resumo

Na área da saúde a tecnologia de prototipagem rápida possibilita a reprodução de modelos anatômicos fidedignos à estrutura original. Assim, o objetivo do estudo é comparar o desempenho avaliativo dos discentes após o uso de dois recursos didáticos distintos: desenhos esquemáticos (2D) da vértebra lombar e o modelo vertebral lombar em 3D confeccionado por prototipagem (impressão 3D). O estudo tem caráter exploratório. Participaram da pesquisa 29 discentes matriculados na disciplina de anatomia, estes utilizaram o desenhos em 2D e o modelo 3D como recurso didático e posteriormente realizaram uma avaliação prática por meio de um questionário semiestruturado. Não houve diferença impactante ao comparar o desempenho de ambos os recursos didáticos. Alguns acidentes ósseos, como pedículo e processo articular apresentaram acertos inferiores nos dois recursos. Conclui-se que os desenhos esquemáticos em 2D e o modelo impresso em 3D da vértebra lombar são ferramentas complementares no processo de ensino aprendizagem.

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Publicado

2020-07-31

Como Citar

DE BONA, C.; SABRIELA CAMOZZATO, T.; DA SILVA, C.; FERNANDA DOROW, P.; SAVI BRUM, M. APRENDIZAGEM DE ANATOMIA VERTEBRAL HUMANA POR MEIO DO USO DE MODELOS VERTEBRAIS LOMBARES 2D E 3D. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 1, 2020. DOI: 10.22456/1679-1916.106005. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/106005. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC