Análise Pedagógica e Ergonômica da Combinação de Diferentes Metodologias para o Ensino de Estrutura de Dados

André Luis Vieira Azevedo, Bruno Veloso dos Santos, Benedito Junior Almeida Leão, Jacó Rodrigues de Alfaia, Carlos dos Santos Portela, Fabricio de Souza Farias

Resumo


Existem diversas metodologias que visam melhorar o desempenho dos alunos, no entanto, uma que se adequa para um estudante pode ser ineficiente para outro. Com isso o índice de desmotivação e desinteresse nas disciplinas de programação só aumenta. No curso de Sistemas de Informação da Universidade Federal do Pará isso é refletido em um elevado número de reprovações, que indica a necessidade da busca por novas metodologias para o ensino. Diante deste contexto, este trabalho visa avaliar o impacto pedagógico, ergonômico e de desempenho da aplicação de um conjunto de metodologias de ensino durante a disciplina de Estrutura de Dados I. Os resultados indicam que a metodologia proposta atende satisfatoriamente os critérios pedagógicos e ergonômicos, assim como, pode vir a auxiliar na redução do número de reprovações.


Palavras-chave


metodologia, ensino-aprendizagem, ergonomia, pedagogia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105997

Direitos autorais 2020 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br