Aprendizagem móvel: uma proposta de letramento literário com auxílio de recursos digitais

Nataniel Mendes da Silva, Maria Altina Silva Ramos, Márcia Manir Miguel Feitosa

Resumo


O presente trabalho é resultado de uma das etapas de uma pesquisa de doutoramento sobre a integração de metodologias ativas e TIC para a promoção de experiências de aprendizagem na disciplina de literatura no Ensino Médio. Adotamos aqui, a partir de uma pesquisa bibliográfica, o paradigma do letramento literário para o ensino e aprendizagem de literatura. Em seguida, por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, buscamos, na literatura e na Web, aplicações para dispositivos móveis que possam enriquecer a aprendizagem de literatura. Como resultado, apresentamos uma proposta de ensino e aprendizagem do conto “Um rastro do teu sangue na neve”, de Gabriel García Márquez, que integra uma metodologia para o ensino, tecnologias móveis e estímulo a uma aprendizagem ativa. O texto selecionado faz parte do livro Doze contos peregrinos, publicado em 1992.


Palavras-chave


ensino; aprendizagem; tecnologias móveis; letramento literário.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105972

Direitos autorais 2020 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br