Um Framework para Desenvolvimento de Softwares de Suporte ao Ensino para Plataformas Móveis

Miguel Ângelo Rodrigues Mocbel, Vicente Caldas de Castro, Laciene Alves Melo, Leonardo Nunes Gonçalves, Marco Aurelio Silva Costa, Carlos dos Santos Portela, Fabricio de Souza Farias

Resumo


A educação é uma das áreas que vêm aderindo cada vez mais ao uso da tecnologia como suporte à realização de suas tarefas. Uma forma de acesso aos conteúdos educativos é através do uso de dispositivos móveis, como smartphones e tablets. Este tipo de acesso é denominado de aprendizagem com mobilidade ou mobilelearning (m-learning). O presente trabalho apresenta o FRAmework de Suporte ao Ensino (FRASE) voltado ao desenvolvimento de aplicativos m-learning. Para a validação desse framework, implementou-se um aplicativo abordando conteúdos de Ciências Exatas. O aplicativo foi submetido à avaliação via questionário e os resultados obtidos demonstraram altos índices de aceitação por parte dos usuários em relação aos itens de interface de usuário, aprendizagem, organização e satisfação.


Palavras-chave


mobile-learning, aplicativos, framework, ciências exatas.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105970

Direitos autorais 2020 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br