Desenvolvimento e validação do aplicativo Android RAbiomas

Raimunda Aline Djanira Freire Marques, Maria Izabel Gallão

Resumo


Este trabalho propôs o emprego da tecnologia em favor da educação, por meio
da utilização dos smartphones dos alunos para a produção de conhecimento. Tem como objetivos desenvolver um aplicativo com a tecnologia Realidade Aumentada sobre o conteúdo de Biomas Brasileiros e avaliar o seu uso como ferramenta pedagógica no processo de aprendizagem. Para tal, foi feita uma coleta de dados utilizando questionário semiestruturado, a fim de avaliar o aplicativo desenvolvido. A validação foi realizada por alunos e professores que, apesar de relatarem a necessidade de pequenos ajustes, o avaliaram de forma positiva, destacando que o aplicativo tem papel motivador, podendo ser utilizado como uma ferramenta no auxílio da promoção da aprendizagem.


Palavras-chave


Realidade Aumentada. Aprendizagem. Biomas Brasileiros. Ensino de Biologia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105961

Direitos autorais 2020 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br