Construção de jogos não digitais por alunos – um relato de experiência

Thiago Reis da Silva, Leilson Dutra da Silva, Luiz Leonardo Duarte Garcia, Renato Darcio Noleto Silva

Resumo


Este artigo apresenta os resultados de uma experiência de desenvolvimento de
jogos não digitais em uma disciplina de Informática Educacional com 120 discentes dos cursos de Licenciatura Plena em Matemática e Física. Os participantes puderam refletir sobre o impacto da utilização desse método criativo no processo de ensino e
aprendizagem, exercitando na prática a definição de um conceito de jogo como solução a problemas relacionados com as disciplinas citadas. Os alunos demonstraram compreender os conceitos apresentados, além de manterem-se engajados na realização das atividades. Os resultados favorecem a apresentação dos conteúdos e se manifestam como uma possibilidade relevante para auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos abordados.


Palavras-chave


jogos não digitais, relato de experiências, matemática, física.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105952

Direitos autorais 2020 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br