LABORATÓRIOS REMOTOS DE FPGA COM FOCO NO ENSINO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Ana Lúcia da Silva Beraldo, Tiago de Oliveira Tiago de Oliveira, Denise Stringini

Resumo


Esta revisão sistemática foi realizada para se ter uma visão geral do estado da
arte sobre o desenvolvimento de laboratórios remotos específicos de FPGA (Field
Programmable Gate Array) utilizados para o ensino de Circuitos Digitais ou disciplinas similares. Buscou-se identificar quais são as principais funcionalidades do sistema desenvolvido, se a ferramenta permite interação entre os usuários, se o sistema é livre ou comercial, quais equipamentos de hardware foram utilizados no projeto, se há integração com algum ambiente virtual de aprendizagem e se foram realizados testes do sistema com estudantes. Os resultados apontam a existência de um pequeno número de laboratórios remotos específicos de FPGA com foco no ensino sendo que, a maioria deles está concentrada na Europa.


Palavras-chave


laboratório remoto, FPGA, ensino, aprendizagem

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105944

Direitos autorais 2020 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br