Mapeando o uso de Jogos para o Ensino de Arte-Educação: uma Revisão Sistemática de Literatura e Pesquisa Netnográfica

Rebeca Sasso Laureano, Giliane Bernardi, Andre Zanki Cordenonsi

Resumo


O ensino da arte-educação é, atualmente, entrelaçado aos temas contemporâneos tais quais as tecnologias digitais e temas de cultura visual, suas produções, seus sentidos e seus compartilhamentos. Sendo assim, as Tecnologias Educacionais possuem um papel importante como uma possibilidade de modificar e integrar espaços de ensino, atuando na arte-educação como um propulsor de encontros entre estes temas, problematizando a cultura e as maneiras como enxergamos a realidade ao nosso redor. Uma das formas de propor estes encontros são os jogos, presentes no cotidiano de muitos estudantes e que apresentam inúmeras possibilidades didáticas. Neste artigo, propõe-se mapear o uso de jogos para o ensino de arte-educação através de duas abordagens: uma Revisão Sistemática de Literatura e uma Pesquisa Netnográfica realizada em uma rede social. Como resultados, verificou-se que a relação entre a arte-educação e os jogos ainda é incipiente no Brasil, tanto no meio acadêmico, quanto nas práticas pedagógicas dos professores em exercício, alvos da pesquisa netnográfica, indicando que a mesma se apresenta como um campo fértil para a pesquisa.


Palavras-chave


Arte-Educação, Jogos, Revisão Sistemática da Literatura, Pesquisa Netnográfica.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105941

Direitos autorais 2020 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br