Master Prato: Jogo em Realidade Aumentada para Auxílio no Desenvolvimento de Hábitos Alimentares Saudáveis em Crianças

Cleiton Carvalho Machado, Ricardo Argenton Ramos, Lucas Florêncio de Brito, Sayonara Cordeiro de Marins Nogueira

Resumo


Os maus hábitos alimentares desde a infância é um dos fatores que acarretam
a obesidade e por consequência o desenvolvimento de doenças ligadas a esta. Assim, este artigo apresenta o Master Prato, um jogo que utiliza a realidade aumentada (RA) para auxiliar o aprendizado de crianças na combinação de refeições saudáveis. No jogo podem-se criar pratos com vários alimentos à disposição e desta forma, receber uma pontuação sobre o quão saudável foi a refeição criada. O jogo é personalizável, e para cada jogador são feitos cálculos para identificar a necessidade de consumo de nutrientes para cada um montar o seu prato. Foi feita uma avaliação por nutricionistas com o foco no envolvimento, funcionalidades, estética e as informações presentes. Com os resultados obtidos constatou-se que o jogo se mostrou relevante para ser aplicado na educação.


Palavras-chave


Jogos Sérios. Realidade Aumentada. Educação Alimentar.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105937

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