Jogo Acidente Zero: elementos de gamificação para o ensino e aprendizagem de saúde e segurança do trabalho em um curso técnico integrado

Leandro Waltzer Einhardt, Carlos Emilio Padilla Severo

Resumo


este texto apresenta reflexões sobre gamificação na educação profissional, com base nos conceitos de educar pela pesquisa (DEMO, 2002), aprendizagem
significativa crítica (MOREIRA, 2011), metodologias ativas (MORAN, 2017),
engajamento escolar (SILVEIRA; JUSTI, 2018) e gamificação (FADEL et al., 2014). A
metodologia foi de natureza qualitativa, cujos instrumentos de coleta de dados foram: entrevistas, questionários e observação participante. O jogo Acidente Zero foi elaborado e aplicado em uma prática educativa, onde os estudantes foram desafiados a resolverem problemas. Os resultados permitiram inferir que os elementos de gamificação escolhidos contribuíram para o engajamento comportamental, afetivo, cognitivo e agente dos estudantes.


Palavras-chave


Gamificação, Jogo de tabuleiro, Ensino técnico integrado.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105936

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