Um Recurso Colaborativo para apoiar Comunicac¸ ˜ao entre Surdos e Ouvintes

Simone Erbs da Costa, Lucas Eduardo Rosa de Freitas, Carla Diacui Medeiros Berkenbrock, Fabíola Sucupira Ferreira Sell

Resumo


A comunicação é a forma de compartilhar informação, desenvolver cultura e interagir na sociedade. As tecnologias computacionais em conjunto com Sistemas Colaborativos cada vez mais vêm contribuindo na acessibilidade comunicacional das pessoas e no processo inclusivo. O presente trabalho apresenta um aplicativo móvel para apoiar a comunicação de sujeitos surdos e de ouvintes por meio do uso de tecnologia assistiva colaborativa. Os resultados obtidos demonstram um bom desempenho da aplicação desenvolvida, bem como potencial para contribuir com ampliação do vocabulário de usuários interessados em aprender Libras.


Palavras-chave


Aprendizagem móvel. Aplicativos móveis. Colaboração. Deficiência Auditiva.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105929

Direitos autorais 2020 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br