RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE PROGRAMAÇÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Rafaela Robe, Bruna Poletto Salton, Silvia Bertagnolli

Resumo


O ensino de programação é uma atividade complexa que muitas vezes é abordada
em sala de aula utilizando-se de elementos visuais (imagens, vídeos e animações). Porém, o processo de ensino e de aprendizagem fica prejudicado quando um aluno com deficiência visual não consegue acompanhar as atividades realizadas em sala de aula. Desse modo, é essencial utilizar ou propor recursos pedagógicos que viabilizem a inclusão desses estudantes, possibilitando a compreensão dos conceitos apresentados em aula. Este artigo apresenta o percurso e os resultados de uma revisão sistemática da literatura com foco na identificação desse tipo de recurso pedagógico. Os principais resultados encontrados demonstram que os recursos para o ensino de programação relacionam-se às múltiplas possibilidades de percepção, em especial, a auditiva e a tátil.


Palavras-chave


ensino de programação, estudantes com deficiência visual, recursos pedagógicos.

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DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105922

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