Redes de Colaboração e Contribuições da RENOTE

Gustavo Silva Semaan, Débora Alvernaz Corrêa, Savio Gurgel Ribas, Edelberto Franco Silva, José André de Moura Brito

Resumo


O presente trabalho apresenta um panorama geral das contribuições e das redes
de colaboração criadas por esta importante revista na área de educação e informática, em comemoração à sua 40ª edição, publicada em 2019. Para tanto, foram considerados os processos de descoberta de conhecimento em bases de dados, a tarefa de mineração de textos, métodos de análises de dados e conceitos de teoria de grafos. A base de dados utilizada possui informações referentes a todos os dados bibliográficos da RENOTE (17 anos), e é formada por 1.866 artigos, 3.052 autores e a colaboração entre seus pares. Tratase de uma apresentação neutra, restrita aos dados disponíveis, que visa fomentar a importância do tema no cenário acadêmico.


Palavras-chave


KDD, redes de colaboração, Panorama geral, Grafos, Centralidade

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.105916

Direitos autorais 2020 RENOTE



RENOTE - Revista Novas Tecnologias na Educação      ISSN 1679-1916

A RENOTE, possui a nota Qualis B1 (Ensino) e B1 (Interdisciplinar) no Sistema de Avaliação da CAPES.

Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Avenida Paulo Gama, 110 - Anexo III – 3o andar
Porto Alegre, RS, Brasil – CEP: 90040-060

Telefone: (51) 3308-4100
E-mail: renote@cinted.ufrgs.br