Uma Arquitetura Rápida de Somador Binário de Alta Eficiência Energética

Autores

  • Jucemar Luis Monteiro Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Aluno de Graduação em Ciências da Computação. (Colação de grau em 17 de agosto de 2011)
  • Luciano Volcan Agostini Universidade Federal de Pelotas - RS - Professor Adjunto - Doutorado em Computação
  • José Luís Almada Güntzel Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Professor Associado - Doutorado em Computação

Palavras-chave:

Somador Rápido, A1CSA, Eficiência Energética, Fluxo de Projeto CMOS

Resumo

O projeto de dispositivos portáteis alimentados por baterias requer ouso de somadores rápidos e energeticamente eficientes. Apesar de existiremmuitas arquiteturas de somadores, poucas delas podem ser sintetizadas em umfluxo standard cells. Este artigo apresenta o A1CSAH, uma nova arquiteturade somador rápido energeticamente eficiente. O A1CSAH, juntamente comoutras arquiteturas (tais como CRA, CSA e A1CSA), foram sintetizados para abiblioteca standard cells de 45nm da TSMC. Os resultados da síntese lógicamostram que o A1CSAH é, em média, 10,8% mais rápido e 3,4% maiseficiente do que o CLA, o que o torna uma excelente opção de somadorrápido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jucemar Luis Monteiro, Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Aluno de Graduação em Ciências da Computação. (Colação de grau em 17 de agosto de 2011)

Possui graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Microeletrônica, atuando principalmente na concepção de circuitos integrados.

Luciano Volcan Agostini, Universidade Federal de Pelotas - RS - Professor Adjunto - Doutorado em Computação

É doutor (2007) e mestre (2002) em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e bacharel em Informática pela Universidade Federal de Pelotas (1998). É professor da Universidade Federal de Pelotas desde 2002 e tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em sistemas digitais, arquitetura e organização de computadores e compressão de dados.

José Luís Almada Güntzel, Universidade Federal de Santa Catarina - SC - Professor Associado - Doutorado em Computação

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000). Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Informática e Estatística (INE/CTC) da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, com ênfase em Microeletrônica, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de sistemas em chip (SoCs) de alta eficiência energética, ferramentas computacionais para projeto e verificação de SoCs (EDA - Electronic Design Automation), arquiteturas VLSI para codificação de vídeo, arquiteturas VLSI para processamento de sinais digitais, projeto de sistemas digitais com FPGAs.

Downloads

Publicado

2013-04-02