O principal objetivo da REIC é oferecer aos alunos de graduação a possibilidade de experimentar todo o processo de produção e divulgação de um trabalho científico, desde a sua concepção até a sua publicação final. Os alunos de graduação são incentivados a escrever artigos científicos relatando suas pesquisas realizadas em projetos de iniciação científica, trabalhos de graduação, monografias de conclusão de curso e demais atividades de pesquisa.

As submissões devem ser artigos técnicos e científicos acerca de temas das áreas computação e informática. Exemplos de tópicos são, dentre outros:

• Algoritmos e Teoria da Computação
  • Linguagens de Programação
  • Otimização e Pesquisa Operacional
  • Arquitetura de Computadores
  • Sistemas Operacionais
  • Banco de Dados e Big Data
  • Computação Gráfica
  • Processamento de Imagens
  • Engenharia de Software
  • Informática na Educação
  • Inteligência Artificial
  • Interação Humano Computador
  • Processamento de Linguagem Natural
  • Realidade Virtual
  • Jogos e Entretenimento
  • Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos
  • Segurança de Informação e de Sistemas Computacionais
  • Sistemas Colaborativos
  • Sistemas de Informação

Artigos ainda sem seção definida.

Edição Especial: Artigos de Escolas Regionais

• Andre Endo
  • Edson OliveiraJr

Algoritmos e Teoria da Computação, Linguagens de Programação, e Otimização e Pesquisa Operacional

• Raquel Bravo
Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais

Sistemas de Informação

• Davi Viana

Edição Especial - Artigos WuW SIBGRAPI 2018

O processo de submissão, avaliação e publicação começa com a recepção da mensagem de submissão, seguida da aceitação da submissão pelos editores, do processo de avaliação, da notificação do parecer final aos autores e da publicação, em caso de aceitação. Todo o processo é feito de forma eletrônica via Web com duração estimada de 3 meses.

A periodicidade da REIC é trimestral e a avaliação dos artigos é contínua. Cada artigo é avaliado por pelo menos três membros do corpo editorial, conforme disponibilidade de revisores na área de conhecimento. Há quatro opções para o parecer do revisor: aceitar o artigo sem modificações, aceitar com modificações sugeridas e recusar para reescrita e nova submissão e recusar definitivamente o artigo. Quando o artigo é aceito com modificações, os autores devem preparar cuidadosamente a versão final pois sua aceitação dependerá das correções feitas.

Os critérios considerados na avaliação do artigo são:

• Afinidade com a revista
  • Originalidade
  • Qualidade Técnica
  • Qualidade da Aprsentação
  • Clareza do Texto

A Revista Eletrônica de Iniciação Científica em Computação (REIC) é um periódico de acesso aberto e gratuito (Open Access), destinado a publicar artigos técnico-científicos produzidos por alunos de graduação das áreas de computação e informática. A REIC é um periódico da Sociedade Brasileira de Computação.

Clique aqui para submeter o seu artigo.

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...