Política Criminal Atuarial no desvelar do Punitivismo Seletivo

Autores

  • Manoel Alves da Silva Junior Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Palavras-chave:

Política Criminal, Política Criminal Atuarial, Criminologia Crítica, Criminologia midiática

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de analisar como as políticas criminais, sobretudo a política criminal atuarial bebem dos discursos dos aparelhos midiáticos e do saber criminológico que emerge do discurso superficial da criminologia midiática que podem gerenciar seletivamente as vidas vulneráveis, desumanizá-las e transformá-las apenas em estatísticas. A investigação alerta para a relevância do discurso ideológico-securitário exercido através da exploração e de aumento laboratorial de notícias de crimes, bem como pelo fomento de um medo difuso para a sugestão e implementação de políticas criminais autoritárias, mormente o modelo atuarial adotado nos Estados Unidos na década de 70, que tem causado paixões nos tecnocratas mundo afora e resgatado um arquétipo de vida a qual não importa o seu fim: a vida nua, destituída de valor humano. A análise se dá em torno das políticas criminais estimuladas pelos discursos midiáticos punitivistas, destacando a tendência político-criminal de inserção dos cálculos atuariais no sistema de justiça criminal para gerir a criminalidade com eficiência e conter grupos apontados estatisticamente como de risco. No término desta investigação restou claro o poder dos  discursos do senso comum de nortear políticas criminais autoritárias resultando no encarceramento e na morte da juventude, sobretudo negra e periférica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Manoel Alves da Silva Junior, Centro Universitário Tiradentes - UNIT

Graduado em Direito pelo Centro Universitário Tiradentes - UNIT. Membro efetivo do grupo de estudos em Biopolítica e Processo Penal do Centro Universitário Tiradentes - UNIT.

Downloads

Publicado

27-11-2017

Como Citar

ALVES DA SILVA JUNIOR, M. Política Criminal Atuarial no desvelar do Punitivismo Seletivo. Revista Eletrônica de Direito Penal e Política Criminal, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 52–65, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/redppc/article/view/66596. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos