A COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA PORTERIANA

Autores

  • Braulio Alexandre Contento de Oliveira Universidade de São Paulo - São Paulo, SP
  • Giuliano Contento de Oliveira Universidade de São Paulo - São Paulo, SP

Palavras-chave:

Modelo diamante, indústria alimentícia, competitividade,

Resumo

A competitividade é requisito fundamental para o desenvolvimento de uma empresa, de um setor industrial ou até mesmo de uma nação. Em vista disso e da representatividade da indústria alimentícia brasileira, este trabalho analisa a sua competitividade internacional à luz do “modelo diamante” de Porter (1990).

A partir das análises realizadas, conclui-se que o setor estudado é competitivo, e que a transposição dos desafios existentes permitirá a ampliação desta competitividade e a sua sustentabilidade ao longo do tempo. Estes desafios, tais como a acessibilidade ao capital a juros baixos, a melhoria da infra-estrutura de transporte, a manutenção de uma concorrência saudável e o investimento em tecnologia, devem ser enfrentados tanto pelo governo, quanto pelas empresas que compõem o setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-09-09

Como Citar

Alexandre Contento de Oliveira, B., & Contento de Oliveira, G. (2013). A COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE À LUZ DA TEORIA PORTERIANA. Revista Eletrônica De Administração, 10(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42509