Global Buzz: uma meta-análise
Palavras-chave:
global buzz, conhecimento, inovação, meta-análise, moderador.Resumo
O presente artigo propõe uma meta-análise da relação do global buzz na criação do conhecimento e inovação. Nos últimos anos houve um aumento substancial de pesquisas que reconhecem que a aquisição de conhecimento de empresas aglomeradas se processa por via de interações deliberadas com outros atores fora da concentração de empresas. Foram identificados 15 estudos científicos localizados em nove bases de dados (Web of Science, Ebsco, Scopus, Proquest, Emerald, JSTOR, ScienceDirect, Springer, Inspec, compendt, Google scholar), os quais geraram 30 effect sizes, envolvendo uma amostra acumulada de 39750 empresas. Foi proposto um modelo teórico hipotetizado com base em dois construtos e uma variável moderadora. Os resultados demonstraram uma relação direta e significativa entre global buzz, conhecimento e inovação. Em relação ao efeito moderador, confirmou-se que o tamanho da empresa da aplicação da pesquisa tem uma influência significativa sobre a magnitude dos effect sizes. A contribuição teórica e metodológica proporcionada por esta meta-análise foi no sentido de prover uma revisão consistente que resultou na integração quantitativa dos construtos até então estudados (conhecimento e inovação). Acredita-se que entender a dinâmica local e global de empresas aglomeradas sob a ótica do aprendizado e desempenho têm potencial para transformar as visões atuais do campo de estudo e alterar a prática da pesquisa.Downloads
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Publicado
2019-12-04
Como Citar
Silva, C. C. da, Brandão, M. M., & Guerrazzi, L. A. de C. (2019). Global Buzz: uma meta-análise. Revista Eletrônica De Administração, 25(3), 153–176. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/93523
Edição
Seção
Artigos
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