INDICADORES DE GESTÃO E DE QUALIDADE NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS - 2009 A 2016

Autores

  • Jailson Ribeiro Soares Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Analista de Planejamento Gestão e Infraestrutura do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) http://orcid.org/0000-0002-1848-2090
  • Ronaldo Bordin Doutor em Administração, Professor Associado, Departamento de Medicina Social e Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) http://orcid.org/0000-0002-6731-6603
  • Roger dos Santos Rosa Doutor em Epidemiologia, Professor Associado, Departamento de Medicina Social e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) http://orcid.org/0000-0002-7315-1200

Palavras-chave:

Indicadores de gestão. Ensino superior. Avaliação. Indicadores de qualidade. Administração pública.

Resumo

Foram avaliados os resultados dos nove indicadores de gestão propostos pelo Tribunal de Contas da União e dos indicadores de qualidade das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), período 2009-2016, buscando identificar variáveis que mais impactam no indicador de qualidade. Para as IFES de pequeno e médio porte, o maior previsor foi o Índice de Qualidade do Corpo Docente (R2=0,520, em ambos). Para as de grande porte, o Conceito Capes foi o maior previsor (R2=0,692). Como conclusão, as instituições localizadas nas regiões sul e suldeste e de maior porte vêm obtendo melhores resultados que as de menor porte principalmente em relação aquelas localizadas nas regiões norte e nordeste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jailson Ribeiro Soares, Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Analista de Planejamento Gestão e Infraestrutura do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2018), possui MBA em Gestão Pública com Ênfase no Controle Externo pela Faculdade Internacional de Curitiba (2011). É Especialista em Direito Público pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2009), e Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Acre (2008). Trabalhou como integrante do corpo técnico administrativo da Universidade Federal do Acre, estando na função de Diretor de Planejamento e Gestão Institucional desde 2008. Atualmente é Analista de Planejamento Gestão e Infraestrutura da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE/AC.

Ronaldo Bordin, Doutor em Administração, Professor Associado, Departamento de Medicina Social e Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Administração, Professor Associado, Departamento de Medicina Social e Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Roger dos Santos Rosa, Doutor em Epidemiologia, Professor Associado, Departamento de Medicina Social e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Epidemiologia, Professor Associado, Departamento de Medicina Social e Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Downloads

Publicado

2019-08-29

Como Citar

Soares, J. R., Bordin, R., & Rosa, R. dos S. (2019). INDICADORES DE GESTÃO E DE QUALIDADE NAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR BRASILEIRAS - 2009 A 2016. Revista Eletrônica De Administração, 25(2), 215–239. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/95100

Edição

Seção

Artigos