Memórias do Lixo: luta e resistência nas trajetórias de catadores de materiais recicláveis da ASMARE

Autores

Palavras-chave:

Catadores de materiais recicláveis, associação, história oral.

Resumo

Por meio da história oral, este artigo analisa o processo de lutas e resistências dos catadores de materiais recicláveis da primeira associação de Catadores de materiais recicláveis de Minas Gerais. Após a realização da trajetória de vida e análise do discurso dos sujeitos da pesquisa, concluímos que o trabalho dos catadores ocupa um lugar de contrariedade na cadeia da reciclagem. Se por um lado o trabalho dos catadores representa o papel de um agente ambiental, por outro, as condições em que é produzido são precárias. Da mesma forma, o trabalho árduo da reciclagem cria o desafio de terem de conciliar sua atividade laboral com as demandas sociais e as reivindicações diante da não garantia de direitos trabalhistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romario Rocha Sousa, CEPEAD/UFMG.

Mestre em Administração pela UFMG. Bacharel em Administração. Professor do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)

Rafael Diogo Pereira, CEPEAD-UFMG.

Doutor em Administração.Docente e orientador do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais MG – CEPEAD/UFMG. Docente Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais.

Daniel Calbino Pinheiro, PPGED-UFVJM/UFSJ

Docente do Programa de Mestrado em Educação da UFVJM. Doutor e Mestre Administração pela UFMG. Especialista em Filosofia pela UFSJ. Professor Adjunto da UFSJ.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

Sousa, R. R., Pereira, R. D., & Pinheiro, D. C. (2019). Memórias do Lixo: luta e resistência nas trajetórias de catadores de materiais recicláveis da ASMARE. Revista Eletrônica De Administração, 25(3), 223–246. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/92258