COMPORTAMENTO DOCONSUMIDOR DE TECNOLOGIA VESTÍVEL: CARACTERÍSTICAS QUE INFLUENCIAM NA INTENÇÃO DE CONSUMO

Lorena Renata Costa Cantanhede, Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano, Edgar José Pereira Dias, Emílio José Montero Arruda Filho

Resumo


O presente estudo trata sobre as características que influenciam a intenção de consumo de produtos tecnológicos vestíveis, baseado nos valores hedônicos, utilitários e de status social. O objetivo é compreender como se dá o processo de consumo dos relógios inteligentes (Apple Watch), identificando as características de compras dos usuários, dado a pouca prática tecnológica e percepção da utilidade do produto. Realizou-se uma pesquisa de campo, com a finalidade de analisar a intenção de consumo dos usuários, com aplicações de questionários abertos com imagem e características das funcionalidades do produto, nos quais os usuários podiam expressar abertamente suas opiniões para que em seguida fosse realizado a análise do conteúdo dos comentários. Os resultados obtidos apontam a existência de uma ligação entre fatores comportamentais como hedonismo, utilitarismo, status social, risco social, inveja e cobiça e sua influência quanto ao uso e consumo do relógio inteligente Apple Watch.


Palavras-chave


Hedonismo; Valor utilitário; Valor social; Intenção de consumo

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