INSTITUCIONALIZAÇÃO DE NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Autores

  • Hilka Pelizza Vier Machado Centro Universitário CESUMAR Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Rejane Sartori UniCesumar Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • João Marcelo Curbellate Universidade Estadual de Maringá Professor do Programa de Pós Graduação em Administração

Palavras-chave:

inovação, sistema nacional de inovação, núcleos de inovação tecnológica, transferência de tecnologia

Resumo

No contexto brasileiro, a Lei de Inovação foi promulgada em 2004 e reiterada pelo Marco Legal da Inovação em 2016, estabeleceu que as instituições de ciência e tecnologia (ICTs) nacionais dispusessem de núcleos de inovação tecnológica (NITs) para gerir suas respectivas políticas de inovação. A institucionalização, abordagem que explica como e porque estruturas e processos tornam-se legitimados, compreende um conjunto de componentes chaves, fundamentados na habitualização, que representa a formalização de arranjos em políticas e procedimentos. Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivo conhecer como ocorreu a institucionalização de NITs implantados no sul do Brasil, uma vez que estes representam importante pilar no sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação (SNCT&I). A fim de atingir o objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e exploratória, com dados secundários extraídos de relatórios do Formulário para Informações sobre a Política de Propriedade Intelectual das ICTS do Brasil (Formict), e dados primários advindos de questionário aplicado a coordenadores de NITs de três Estados do Sul do país. Foram empregadas técnicas usuais da análise de conteúdo para codificação e interpretação dos dados. Os resultados mostraram algumas dificuldades no processo de institucionalização dos NITs, principalmente vinculadas ao não surgimento de uma cultura empreendedora, a pouca autonomia e aos entraves burocráticos na contratação de pessoal, evidenciados no modelo de organização do campo, baseado em um pilar institucional regulativo. Conclui-se que os NITs se encontram em fase de habitualização, sendo que o estágio de sedimentação e o processo de institucionalização variam conforme a instituição, embora tenha sido observado mimetismo nas ações.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Hilka Pelizza Vier Machado, Centro Universitário CESUMAR Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora titular do Centro Universitário Cesumar (UniCesumar). Professora Voluntária na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) junto ao Programa de Pós Graduação em Administração. Professora Aposentada da Universidade Estadual de Maringá, Estado do Paraná. Concluiu o Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e Doutorado Sandwich pela HEC Montréal (2000-2001). Pós-Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Rejane Sartori, UniCesumar Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutorado em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Mestrado em Gestão do Conhecimento da UniCesumar

João Marcelo Curbellate, Universidade Estadual de Maringá Professor do Programa de Pós Graduação em Administração

Doutorado em Administração pela Fundaçao Getulio Vargas

Pós Doutorado em Administração Universidade Itália

Downloads

Publicado

2017-11-20

Como Citar

Pelizza Vier Machado, H., Sartori, R., & Curbellate, J. M. (2017). INSTITUCIONALIZAÇÃO DE NÚCLEOS DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA REGIÃO SUL DO BRASIL. Revista Eletrônica De Administração, 23(3), 5–31. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/67190