FATORES QUE AFETAM O APRENDIZADO DE ALUNOS DO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA

Autores

  • Cláudio Damacena Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCRS.
  • Martin de la Martinière Petroll
  • Bruna Silva de Melo

Palavras-chave:

Estatística, Atitude, Autoeficácia

Resumo

A estatística é vista por muitos estudantes como um mal necessário, um obstáculo para a obtenção do tão sonhado diploma. Pesquisas anteriores comprovam que grande parte do desafio do ensino e aprendizagem da estatística é explicado pelas atitudes que os estudantes possuem sobre a disciplina. No Brasil, entretanto, não foram encontrados estudos que ratifiquem tais achados. É nesse sentido, portanto, que se insere o presente trabalho, com o objetivo de analisar os antecedentes do interesse e da ansiedade dos estudantes de Administração em relação à estatística a partir do modelo proposto por Mondéjar-Jiménez e Vargas-Vargas (2010). Além disso, incluiu-se o construto da autoeficácia, que nada mais é do que as crenças que um indivíduo tem sobre suas habilidades para desempenhar um determinado comportamento. A importância da autoeficácia está no fato de que ela pode afetar o interesse e a ansiedade do estudante ao encarar a estatística. A partir de uma abordagem quantitativa, foram coletados dados de 120 alunos de 7 instituições de ensino superior do Sul do Brasil. Os resultados da análise a partir da Modelagem de Equações Estruturais mostram que a percepção da utilidade da estatística para os estudos e para a profissão, e a autoeficácia afetam o interesse e a ansiedade do estudante. Por fim, discutem-se tais achados e sugerem-se táticas de como tornar o processo de ensino e aprendizagem de estatística mais eficaz.

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Biografia do Autor

Cláudio Damacena, Programa de Pós-Graduação em Administração da PUCRS.

Doutor em Ciências Econômicas e Empresariais pela Universidade de Córdoba (Espanha). Professor da Área de Marketing do PPGAd da PUCRS. Interesses de pesquisa: cocriação de valor; inovação em serviços com a participação do consumidor; influência social e propensão do consumidor em participar em processos de desenvolvimento de novos produtos/serviços.

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Publicado

2017-02-16

Como Citar

Damacena, C., Petroll, M. de la M., & Melo, B. S. de. (2017). FATORES QUE AFETAM O APRENDIZADO DE ALUNOS DO MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO EM RELAÇÃO À ESTATÍSTICA. Revista Eletrônica De Administração, 22(3), 413–434. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/58251