A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL DE UMA FERRAMENTA ESTRATÉGICA NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL FAMILIAR

Eros Renato Silva Cardoso, Alfredo Rodrigues Leite da Silva

Resumo


O objetivo deste artigo é compreender o fenômeno de transformação de um software, com potencial para ser uma ferramenta estratégica, pelas construções sociais dos atores inseridos em um contexto organizacional familiar. Defende-se que as ferramentas estratégicas podem ser transformadas pelas construções sociais de seus usuários articuladas nos contextos em que estão inseridos. Para compreender o fenômeno dessas transformações nas ferramentas estratégicas, discute-se a temática da construção social nas organizações, reconhecendo as implicações das especificidades sociais das organizações familiares. Esta pesquisa se apoiou metodologicamente na fenomenologia do mundo social de Schütz. O lócus do estudo foi uma organização familiar do setor de vendas de equipamentos comerciais no estado do Espírito Santo. A coleta de dados se deu a partir de dezenove entrevistas semiestruturadas, observação participante e pesquisa documental. A análise dos dados foi baseada no método fenomenológico. Como resultados, questões como o despreparo, o feeling, as redes de motivos e interesses, as imposições, as heranças do contexto, as tentativas (d)e manutenção de práticas, a experiência de vida do indivíduo e interesses organizacionais, entre outras, evidenciaram que as transformações da ferramenta foram causadas pelas redes de motivos e interesses, tanto institucionais quanto específicos dos atores sociais, imersos em construções sociais no contexto.


Palavras-chave


Construção Social; Ferramentas Estratégicas; Fenomenologia; Organizações Familiares.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2017 Revista Eletrônica de Administração



REAd - Revista Eletrônica de Administração
Escola de Administração | Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Rua Washington Luiz, 855 - Porto Alegre/RS - Brasil | CEP: 90.010-460

Correio eletrônico: ea_read@ufrgs.br