AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA BANCÁRIA POR MEIO DA ABORDAGEM DE INTERMEDIAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS

Autores

  • Murilo Carneiro Centro Universitário Moura Lacerda
  • Alexandre Pereira Salgado Junior Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEARP-USP)
  • Lucas Serrão Macoris Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEARP-USP)

Palavras-chave:

Eficiência Bancária, Abordagem de intermediação, Instituições financeiras brasileiras, DEA.

Resumo

Este estudo avalia, de forma comparativa, por meio da abordagem de intermediação, o grau de eficiência de 99 instituições financeiras que atuaram, em 2013, no mercado financeiro brasileiro. Foi a atividade de intermediação financeira que gerou o surgimento e a consolidação das instituições financeiras por todo o mundo. Portanto, essa foi uma das razões que motivou a escolha da abordagem de intermediação para se avaliar a eficiência das instituições financeiras. Acredita-se que seja relevante avaliar se tais instituições, no Brasil, estão conseguindo ser eficientes em sua atividade mais tradicional, a intermediação financeira. É importante ressaltar que, além da abordagem de intermediação, há também duas outras principais abordagens para se avaliar a eficiência das instituições financeiras: produção e rentabilidade. A técnica data envelopment analysis (DEA), cuja aplicabilidade para avaliação da eficiência bancária é muito difundida na literatura, foi adotada para calcular os escores de eficiência das instituições, que foram classificadas de acordo com quatro critérios: origem do capital, porte, risco (rating de crédito) e setor de atuação. Foram identificadas 22 instituições com maior grau de eficiência, havendo certa heterogeneidade em relação à origem do capital, porte e setor de atuação. Por outro lado, foi identificado um indício de que há uma relação diretamente proporcional positiva entre o rating de crédito e a eficiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Murilo Carneiro, Centro Universitário Moura Lacerda

Graduado em Administração, especialista em Análise Financeira e mestre em Administração pelo Centro Universitário Moura Lacerda (CUML). Mestre e Doutorando em Administração de Organizações pela FEA-RP USP. Consultor empresarial na área de finanças e colunista da revista Revide on-line (http://www.revide.com.br/blog/murilo/). Professor dos cursos de graduação em Administração do CUML e da Estácio-UniSEB e do curso de pós-graduação em finanças do CUML. Autor dos livros “Orçamento Familiar: felicidade e dinheiro podem ser da mesma família”, publicado pela editora IELD, “Orçamento Empresarial: teoria, prática e novas técnicas”, "Administração de Organizações: teoria e lições práticas" e “Educação Financeira para Jovens Universitários”, publicados pela editora Atlas. Atuou na área gerencial das seguintes empresas: Banco Nacional, Unibanco, Cervejaria Antarctica Niger, Souza Cruz e Central Energética Moreno. Ex-presidente da ONG Crescer-Crédito Solidário.

Alexandre Pereira Salgado Junior, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEARP-USP)

Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela EESC-USP, MBA em Administração pela FEARP-USP, Mestre em Engenharia de Produção pela EESC-USP, Doutor em Administração pela FEA-USP, Livre-docente em Administração pela FEARP-USP. Professor Associado do Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEARP-USP) e coordenador do GREFIC - Grupo de Estudos em Eficiência.

Lucas Serrão Macoris, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEARP-USP)

Graduando em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Pesquisador do GREFIC - Grupo de estudos em eficiência, da FEA-RP/USP.

Downloads

Publicado

2017-02-16

Como Citar

Carneiro, M., Salgado Junior, A. P., & Macoris, L. S. (2017). AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA BANCÁRIA POR MEIO DA ABORDAGEM DE INTERMEDIAÇÃO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BRASILEIRAS. Revista Eletrônica De Administração, 22(3), 336–359. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/55484

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)