NO JOGO DO MERCADO: O CASO DE UMA STARTUP GAÚCHA

Autores

  • Dusan Schreiber feevale
  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Universidade Feevale
  • Marsal Avila Alves Branco Universidade Feevale
  • Cláudia Simone Antonello UFRGS
  • Deise Land Universidade Feevale

Palavras-chave:

indústria criativa, empreendedorismo, estratégia

Resumo

O empreendedorismo tem recebido estímulo em maioria dos países pela relevância econômica e social, em virtude do potencial de gerar emprego e renda. Mais recentemente, com o surgimento e consolidação dos segmentos econômicos que representam a indústria criativa, o apoio se tornou mais visível e evidente. A principal característica destas atividades consiste no valor agregado a partir do uso intensivo de competências técnicas e artísticas, baseadas no talento individual, dependente mais da inteligência, aptidão, habilidades e capacidades específicas individuais e coletivas, do que do investimento em bens de capital. A criação e desenvolvimento de jogos digitais é considerado um dos setores mais representativos e promissores da indústria criativa. No entanto o referido mercado, apesar de recente é complexo. Não exige apenas a competência técnica específica, sendo necessária, também, a capacidade de coordenação e de desenvolvimento relacional com potenciais parceiros para viabilizar economicamente o lançamento do jogo no mercado. O caso de ensino aqui apresentado, é verídico e apresenta alguns dos desafios com os quais os empreendedores deste segmento econômico se deparam. O caso oferece importantes contribuições tanto para gestores como potenciais empreendedores, bem como oportuniza elementos para promover discussão em aulas nas disciplinas de empreendedorismo, marketing, estratégia e gestão de pessoas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dusan Schreiber, feevale

doutor em administração

Cristiano Max Pereira Pinheiro, Universidade Feevale

doutor em comunicação social

Marsal Avila Alves Branco, Universidade Feevale

doutor em comunicação social

Cláudia Simone Antonello, UFRGS

doutora em administração

Deise Land, Universidade Feevale

graduada em administração

Downloads

Publicado

2016-08-31

Como Citar

Schreiber, D., Pinheiro, C. M. P., Branco, M. A. A., Antonello, C. S., & Land, D. (2016). NO JOGO DO MERCADO: O CASO DE UMA STARTUP GAÚCHA. Revista Eletrônica De Administração, 22(2), 543–571. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/54863

Edição

Seção

Casos de Ensino

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)