VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVRE

Autores

  • Cláudio Bezerra Leopoldino UFC - Universidade Federal do Ceará
  • Elisabeth Regina Loiola da Cruz Souza UFBA - Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Aprendizagem Individual. Software Livre. Variabilidade da Aprendizagem Individual

Resumo

Dentre os diversos aspectos da aprendizagem individual nas organizações, a variabilidade dos mecanismos de aprendizagem empregados tem obtido destaque em estudos recentes. A posição predominante afirma que a utilização uma maior variedade de mecanismos de aprendizagem individual proporcionaria uma maior aprendizagem.  No entanto, esta visão não é unânime, pois há questionamento da relação entre a variedade de mecanismos e maior aprendizagem, o que serve como estímulo a novas investigações. O presente artigo apresenta as modalidades de aprendizagem individual mais significativas identificadas na superintendência de desenvolvimento de sistemas (Supde) de uma empresa pública de tecnologia da informação, vivenciadas na aquisição de conhecimentos sobre softwares livres, e o levantamento da variabilidade das formas pelas quais os funcionários aprendem sobre as tecnologias supracitadas na organização. A investigação dos mecanismos de aprendizagem individual empregados em uma organização mostra-se relevante por duas grandes razões: para identificar os mecanismos de aprendizagem individual mais significativos e como forma de eliminar de futuras análises os mecanismos de aprendizagem individual que não apresentem real relevância para população estudada. Não foi encontrada associação estatística entre maior variabilidade dos mecanismos de aprendizagem adotados e a aprendizagem obtida, o que gerou novos questionamentos sobre esta relação. A pesquisa abordou tanto as modalidades de aprendizagem individual formais quanto as informais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Bezerra Leopoldino, UFC - Universidade Federal do Ceará

Cláudio Bezerra Leopoldino é Doutor (UFBA) e Mestre em Administração (UFRGS). Especialista em Banco de Dados pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professor de Administração da Produção da Universidade Federal do Ceará. Atua nas áreas de administração e sistemas de informação.

Downloads

Publicado

2017-11-13

Como Citar

Leopoldino, C. B., & Souza, E. R. L. da C. (2017). VARIABILIDADE DE MECANISMOS NA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL SOBRE SOFTWARE LIVRE. Revista Eletrônica De Administração, 23, 210–231. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/54506