PERSPECTIVA DA ESTRATÉGIA-COMO-PRÁTICA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA ESTRATÉGIA ARTICULADA PELO MIDDLE MANAGER

Autores

  • Fernando Eduardo Cardoso Universidade do Vale do Itajaí – Blumenau, SC
  • Rosalia Aldraci Barbosa Lavarda Universidade Federal de Santa Catarina – Florianópolis, SC

Palavras-chave:

Estratégia como prática, Middle manager, Estratégia Deliberada, Strategizing

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar como ocorre a estratégia na prática (implementação da estratégia) quando a organização adota um processo de formação da estratégia deliberada, considerando a ação do middle manager neste processo. Nesta última década o foco dos estudos em estratégia tem sido colocado nas investigações sobre processo, na estratégia como prática (JARZABKOWSKI, 2005; BALOGUN, HUFF, JOHNSON, 2003; JOHNSON, MELIN e WHITTINGTON, 2003; JARZABKOWSKI, BALOGUN e SEIDL, 2007). Para os referidos autores, os resultados estratégicos são encontrados nos processos e práticas que constituem o dia-a-dia das atividades organizacionais. Segundo Jarzabkowski et al. (2007) esta definição propõe que a estratégia implantada de cima para baixo já não é suficiente e que todos os atores da organização estão envolvidos na implantação das estratégias. Estes estudos pretendem explicar a estratégia como uma atividade social, considerando que a estratégia não é algo que a organização possui, mas sim algo que seus membros realizam. Assim, Andersen (2000) acredita que as estratégias podem formar-se nos distintos níveis organizacionais, ou seja, este processo pode ser tanto top-down (deliberado) como bottom-up (emergente), dependendo da necessidade da organização para fazer frente às inconstâncias do ambiente, conduzindo a um processo integrador de formação da estratégia (middle-up-down). Assim, as questões de pesquisa que busca-se responder com este estudo são: Q1) Como é caracterizada a estratégia deliberada na organização? Q2) Como são caracterizadas as atividades práticas que implementam a estratégia deliberada? Q3) Como está caracterizado o perfil do middle manager seguindo a tipologia de Floyd e Wooldridge (1992) na organização? Para o alcance do objetivo proposto foi adotada a metodologia qualitativa (YIN, 2005), por meio do estudo de um único caso (EISENHARDT, 1989). Por meio do fluxo de atividades, das práticas e dos atores organizacionais articulados pelo middle manager, se obteve um melhor entendimento da strategizing presente na empresa estudada.

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Publicado

2015-12-23

Como Citar

Cardoso, F. E., & Barbosa Lavarda, R. A. (2015). PERSPECTIVA DA ESTRATÉGIA-COMO-PRÁTICA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DA ESTRATÉGIA ARTICULADA PELO MIDDLE MANAGER. Revista Eletrônica De Administração, 21(3), 719–749. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/50772

Edição

Seção

Estudos de Caso

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