REDE SOCIAL INFORMAL E TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO TÉCNICO EM P&D

Autores

  • Lourdes Carniello Ribeiro Universidade Federal Fluminense – Niterói, RJ
  • Martius Vicente Rodriguez Y Rodriguez Universidade Federal Fluminense – Rio de Janeiro, RJ

Palavras-chave:

Gestão do Conhecimento, Análise de Redes Sociais, Informação e Conhecimento

Resumo

No mundo corporativo há um crescente interesse em Gestão de Conhecimento (CG). A capacidade das empresas de compilar o conhecimento acumulado, organizá-lo e torná-lo uma vantagem competitiva, é hoje o grande desafio das empresas modernas. Cada vez mais, as organizações são valoradas por aquilo que sabem. Conhecer a organização, sua cultura e como seus funcionários se relacionam formal ou informalmente, torna-se fundamental para a elaboração de estratégias para implantação de uma GC eficiente. O relacionamento formal é facilmente identificado nos organogramas de qualquer tipo de organização já os relacionamentos informais, que geram grande sinergia, são pouco explorados como forma de compartilhamento de conhecimento.

O presente artigo tem como objetivo apresentar como ocorre o relacionamento interpessoal numa gerência geral do CENPES (Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello) que desenvolve projetos de engenharia básica para a indústria do petróleo e gás, identificando seus principais atores através da técnica da Análise das Redes Sociais (ARS). Buscou-se revelar como a amostra de funcionários está organizada, levando-se em consideração quatro fatores de análise, a saber: informação, conhecimento, amizade e confiança. Para obtenção dos dados foi realizada uma pesquisa através de questionários aplicados aos funcionários da unidade estudada. Para as análises foram utilizadas as ferramentas UCINET e NETDRAW. Como resultados foram identificados os principais atores dos quatro fatores de análise e qual o relacionamento entre o grupo. Verificou-se gargalo na transferência de informação e conhecimento bem como pouca interação entre as gerências estudadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-16

Como Citar

Carniello Ribeiro, L., & Rodriguez Y Rodriguez, M. V. (2017). REDE SOCIAL INFORMAL E TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO TÉCNICO EM P&D. Revista Eletrônica De Administração, 22(3), 280–311. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/50197