O QUE É CONHECIMENTO? SINTETIZANDO EPISTEMOLOGIA, METODOLOGIA E TEORIA DE SISTEMAS EM UMA NOVA PROPOSIÇÃO
Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, epistemologia, dado, informação, conhecimentoResumo
O problema aqui apresentado, “o que é conhecimento?”, já vem há séculos sendo estudado nos mais diversos campos do conhecimento, inicialmente pela filosofia. Hoje este passou a ser um dos principais temas do estudo organizacional com o surgimento da “Gestão do Conhecimento”. No entanto as definições dadas pelos autores que se aventuraram no tema foram sendo suplantadas uma após a outra ao longo da história, e mesmo a definição usual é contestada. Sendo o problema apresentado “o que é conhecimento?”, o objetivo deste estudo exclusivamente bibliográfico é o de propor ou axiomatizar uma nova definição ou conceito de conhecimento. Para tanto apresenta-se primeiramente um breve panorama da Epistemologia tanto ocidental como oriental (especificamente Japão), após são visto alguns conceitos apresentados pela Metodologia Científica e no intuito de equacionar o problema são utilizados alguns conceitos da Teoria de Sistemas (TS) e Sistemas de Informação que parecem ser aceitos como evidentes, analisando-os para depois sintetizá-los através do “pensamento sistêmico” apresentado por Senge (1999) e da própria ótica da (TS), em um modelo explicativo do qual surge um conceito para o conhecimento.
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