A INTERNET NO NEGÓCIO DE TURISMO NO BRASIL: UTILIZAÇÃO E PERSPECTIVAS

Ivan Carlos Vicentin, Norberto Hoppen

Resumo


A Internet mostrou ser uma ferramenta estratégica de impacto, causando mudanças e levando as empresas a repensarem seus modelos de negócio. Um setor econômico que está percebendo essas mudanças é o Turismo. Como a Internet é uma tecnologia de informação que possibilita disponibilizar, amplamente, a informação de maneira rápida, fácil e a baixos custos, e como o Turismo, na ótica do cliente, até o momento de vivenciá-lo, é somente o conjunto de informações que lhe é disponibilizado, a sinergia potencial é grande. Isso possibilitou o surgimento de inúmeros sites especializados em comercializar Turismo pela Internet. Neste contexto, o objetivo deste estudo é apresentar uma visão abrangente sobre a utilização e as perspectivas da Internet na realização de negócios turísticos no Brasil. Foi realizado um estudo de casos múltiplos compreendendo empresas “.com”, empresas tradicionais e instituições e órgãos de classe envolvidos com o negócio de turismo no Brasil. Buscou-se, assim, consolidar o conhecimento sobre as influências da utilização da Internet em seus negócios e no mercado brasileiro de turismo.


Palavras-chave


Turismo; tecnologia da informação; Internet;

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