DIFUSÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA COMO MECANISMO DE CONTRIBUIÇÃO PARA FORMAÇÃO DE DIFERENCIAIS COMPETITIVOS EM PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Klauber Nascimento Brito, Gesinaldo Ataíde Cândido

Resumo


Um dos principais desafios a serem superados pelas Pequenas e Médias Empresas (PME’s) tem sido a necessidade de se tornarem mais flexíveis e adaptáveis às características do ambiente de negócios, obrigando as organizações a buscarem mecanismos mais adequados para a definição de estratégias empresariais assim como o estabelecimento de processos de trabalho e de gestão mais eficientes e eficazes. Surge então a necessidade deste segmento conhecer e aplicar adequadamente o processo de gestão da inovação tecnológica, o qual pode ser considerado como uma ação determinante para a geração de melhorias nas suas operações e contribuindo efetivamente para o alcance dos objetivos estabelecidos na estratégia adotada. Este artigo tem como objetivo a explicitação de que um adequado processo de gestão da inovação tecnológica com foco na difusão a qual envolve mecanismos de comunicação e persuasão, contribuindo para a criação de uma cultura inovadora nas PME’s e que estas possam adquirir as devidas condições de sobrevivência e desenvolvimento e o conseqüente alcance de diferenciais competitivos.


Palavras-chave


Competitividade; inovação; difusão; pequenas e médias empresas;

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