E-PRODUTOS E VARIÁVEIS COMPORTAMENTAIS DETERMINANTES DE COMPRA NO VAREJO VIRTUAL: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES BRASILEIROS

Autores

  • Cláudia Maria Carvalho Miranda Universidade de Fortaleza - Fortaleza, CE
  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda Universidade de Fortaleza - Fortaleza, CE

Palavras-chave:

E-Produtos, Comportamento do Consumidor, E-Commerce, Internet,

Resumo

Esta pesquisa, de caráter descritivo, procurou, através das respostas de 368 usuários brasileiros, identificar os principais produtos consumidos bem como as variáveis comportamentais determinantes para a decisão de compra no varejo virtual. Utilizou-se de metodologia não probabilística, por conveniência, cujos dados foram coletados através de questionário desenvolvido em HTML e hospedado no site  www.pesquisams.hpg.com.br, no período de 08 a 28 de outubro de 2001. Os resultados demonstraram que Livros e artigos científicos, seguidos por CD’s e produtos de informática foram os principais produtos consumidos. A comodidade figurou como a principal variável influenciadora para compra virtual; preferência pela loja real representou a principal variável de desistência e, o fato de não gostar de comprar sem ver e sentir o produto como a principal influenciadora dos que não utilizam este meio para compras.

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Publicado

2013-09-10

Como Citar

Maria Carvalho Miranda, C., & Miranda de Oliveira Arruda, D. (2013). E-PRODUTOS E VARIÁVEIS COMPORTAMENTAIS DETERMINANTES DE COMPRA NO VAREJO VIRTUAL: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES BRASILEIROS. Revista Eletrônica De Administração, 10(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42552