SISTEMAS DE TREINAMENTO CORPORATIVO VIRTUAL: DEFININDO CRITÉRIOS E INDICADORES DE AVALIAÇÃO

Autores

  • Christine da Silva Schröeder Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Marina Keiko Nakayama Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Bianca Smith Pilla Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Daniel Garcia Haro Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS
  • Erlaine Binotto Universidade de Passo Fundo - UPF

Palavras-chave:

Virtual, treinamento, educação a distância, avaliação, indicadores

Resumo

O objetivo deste estudo é a identificação de critérios e indicadores para avaliação de programas de treinamento virtual utilizados em empresas, considerando-se, especificamente, o treinamento a distância realizado com base na Internet, neste trabalho denominado como “treinamento virtual”. A escolha de tal temática justifica-se pelas atuais dificuldades enfrentadas pelas empresas no que concerne à avaliação de treinamento, especialmente treinamento virtual, bem como com relação à vinculação entre os resultados destes programas e os resultados globais obtidos pelas empresas. Neste contexto, o estudo parte de um referencial teórico abordando os seguintes temas: perspectivas de treinamento e desenvolvimento; estrutura e avaliação de treinamento virtual, com ênfase no modelo de avaliação de quatro níveis de Kirkpatrick (1998);  e definição de indicadores sob as ópticas da Qualidade (TAKASHINA e FLORES, 1995; CAMARGO, 2000) e do Balanced Scorecard (KAPLAN e NORTON, 1997),            o que originou um modelo conceitual de avaliação. A partir deste modelo, realizou-se uma pesquisa exploratória, utilizando-se entrevistas com especialistas em Informática e Informática na Educação e análise de casos organizacionais de aplicação de Educação a Distância (EAD). Foram entrevistados nove especialistas de Universidades brasileiras, e analisados os casos de 32 empresas usuárias e desenvolvedoras de treinamento virtual (E-LEARNING BRASIL – CONGRESSO, 2004). Como resultado preliminar, tem-se um modelo  - denominado “conceitual-exploratório” - composto de critérios e indicadores de avaliação de treinamento virtual obtidos através da revisão da literatura e da pesquisa exploratória. Tal modelo será validado, a posteriori, através de estudo de caso em uma empresa que utilize-se desta modalidade de treinamento.

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Publicado

2013-06-23

Como Citar

da Silva Schröeder, C., Nakayama, M. K., Smith Pilla, B., Garcia Haro, D., & Binotto, E. (2013). SISTEMAS DE TREINAMENTO CORPORATIVO VIRTUAL: DEFININDO CRITÉRIOS E INDICADORES DE AVALIAÇÃO. Revista Eletrônica De Administração, 11(1). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40697