CONTRIBUIÇÕES AO ESTUDO DO MARKETING INTERNO: APLICAÇÃO NO AMBIENTE DE ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Cliente interno, motivação, produto-trabalho, marketing interno, incentivosResumo
Educação hoje assume todas as características de um negócio como outro qualquer. Nesse sentido, bons professores são peças-chave nas instituições de ensino superiores (IESs). Como qualquer outro profissional, o docente também tem objetivos, necessidades e expectativas com relação a sua atividade e ao seu ambiente de trabalho. Assim, investigamos - por meio de um estudo de caso - a percepção geral dos docentes de um programa de bacharelado em Administração de uma faculdade localizada na zona leste da cidade de São Paulo sobre as variáveis de marketing interno relacionadas, especificamente, à satisfação, motivação e bem-estar no trabalho. Os resultados indicaram que, em termos globais, as dimensões referentes ao comprometimento, desenvolvimento pessoal, relacionamento com os superiores hierárquicos, satisfação no trabalho, trabalho em equipe, infra-estrutura, autonomia, clima organizacional, identificação com a instituição, avaliação e desempenho dos professores e relacionamento interno são percebidas de maneira positiva, apesar de algumas sofrerem restrições. Por outro lado, as dimensões política de recursos humanos, processo de comunicação interno, remuneração e informações sobre a performance da instituição são vistas negativamente.
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