CULTURA ORGANIZACIONAL: ANÁLISE E IMPACTOS DOS INSTRUMENTOS NO PROCESSO DE GESTÃO
Palavras-chave:
Cultura, valores, crenças, gestão, controladoriaResumo
Os aspectos da cultura organizacional são fatores relevantes para o direcionamento das atividades de uma organização. A cultura organizacional refere-se ao pensamento básico que orienta as ações de um gestor, determinando qual o caminho que ele seguirá quando se deparar com várias alternativas de ação. O objetivo deste artigo é identificar traços da cultura organizacional da empresa, que compõe seu modelo de gestão, buscando formar um juízo básico. A pesquisa bibliográfica, pertinente a este estudo, compreendeu a leitura do texto, reflexão e crítica sobre os elementos que compõem a cultura organizacional, abrangendo não somente os aspectos de planejamento, orçamento, controle e avaliação de desempenho e sistema de informação gerencial, mas buscando entender, entre outros pontos, como estes instrumentos do processo de gestão são tratados nas empresas. O estudo não contempla a comprovação de hipóteses. É uma pesquisa de natureza exploratória. Na pesquisa de campo, as empresas foram escolhidas aleatoriamente, compreendendo um universo amostral de 38 empresas. O instrumental de coleta de dados foi o questionário, contendo perguntas fechadas e uma questão aberta. Com as respostas do questionário, procurou-se verificar se há possibilidades de inferir os traços culturais de uma empresa, por meio da análise dos conceitos, técnicas e modelos decisórios adotados nas diversas etapas do processo de gestão.
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