Programa de "Extensão Administrativa": união de esforços para a manutenção dos pequenos negócios

Autores

  • Alisson Eduardo Maehler Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Rolando Juan S. Estrada Universidade Federal de Santa Maria – UFSM
  • Paulo Cassanego Júnior Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

Interação, pequenas empresas, gerenciamento, universidade, governo

Resumo

A pressão por produtos diferentes e inovadores, aliada a um ambiente que se torna mais complexo e dinâmico a cada dia que passa, coloca as empresas, em especial as de pequeno porte, em uma posição onde é cada vez maior a necessidade de assistência e apoio de universidades e do governo para a manutenção, desenvolvimento e crescimento de suas atividades. Desta forma, com o intuito de enfatizar o relacionamento entre universidades, empresas e o governo, característico da situação supramencionada, este trabalho visa apresentar o Business Extension Program, do Governo do Estado do RS, como instrumento de cooperação. Este programa possui características da noção de universidade empreendedora de Etzkowitz, bem como de seu modelo ‘Triple Helix’. Ao analisar o caso de gerenciamento do Business Extension na região central do RS, na perspectiva de Etzkowitz e através de análise documental e observação direta, que são técnicas de pesquisa qualitativa, a conclusão é a de que o referido programa ajusta-se ao modelo do autor mencionado. Ele não apenas é um significativo fator de integração entre os referidos agentes, mas também um importante instrumento de assistência e apoio para pequenas empresas no RS. Também ocorre a evolução do conceito de universidade, atualmente vista como “universidade empreendedora”, já que o programa estudado é gerenciado e apoiado por uma universidade da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-06-21

Como Citar

Maehler, A. E., S. Estrada, R. J., & Cassanego Júnior, P. (2013). Programa de "Extensão Administrativa": união de esforços para a manutenção dos pequenos negócios. Revista Eletrônica De Administração, 11(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40635