A CONSTRUÇÃO E SUSTENTAÇÃO DA VANTAGEM COMPETITIVA POR PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: O CASO DA BALDO
Palavras-chave:
pequenas e médias empresas, estratégia, erva-mate, vantagem competitiva, sustentaçãoResumo
Este trabalho busca entender como pequenas e médias empresas constroem posições de vantagem competitiva. Em geral, essas empresas atuam em setores fragmentados, nos quais, em conseqüência das baixas barreiras à entrada, são muitos os participantes, e a concorrência é significativa. Para a realização da pesquisa foi utilizado o método de caso, desenvolvendo-se o estudo de forma longitudinal. O referencial teórico utilizado alia os conceitos desenvolvidos por Porter àqueles que se associam à teoria com base em recursos (RBV). A empresa escolhida foi a Baldo, que se destaca por ser a maior produtora de erva-mate do Brasil, sendo responsável por 75% das exportações brasileiras, além de possuir um bom desempenho financeiro. Constata-se que a vantagem competitiva sustentável da empresa decorreu de alterações na proposta de escopo, do tipo de vantagem perseguida e da acumulação de recursos e capacidades. De forma específica, a Baldo focou o mercado uruguaio, diferenciou-se com base em um produto de custo mais elevado e desenvolveu recursos e capacidades que se associam à imagem de marca, ao sistema de distribuição e aos ativos específicos. Do ponto de vista conceitual, os resultados do trabalho reforçam a corrente teórica que advoga o uso simultâneo e articulado dos conceitos teóricos propostos por Porter e pela RBV.Downloads
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Publicado
2013-05-14
Como Citar
Hexsel, A. E., & Lagreca, R. (2013). A CONSTRUÇÃO E SUSTENTAÇÃO DA VANTAGEM COMPETITIVA POR PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: O CASO DA BALDO. Revista Eletrônica De Administração, 13(3), 558–586. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/39963
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Artigos
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