DE PERNAMBUCO PARA A FRANÇA: O MARKETING MIX INTERNACIONAL DA PINGA NORDESTINA
Palavras-chave:
internacionalização de empresas, marketing mix, cachaçaResumo
TEXTO (PDF) TAMBÉM DISPONÍVEL EM INGLÊS
Este artigo tem como objetivo central analisar o processo de internacionalização da Pinga Nordestina, empresa de produção e comercialização de cachaça situada no Agreste de Pernambuco, sob a ótica do marketing mix global. O arcabouço teórico é composto pelos elementos do marketing mix no contexto internacional, necessários a compreensão do fenômeno. Para tanto, a metodologia do estudo de caso qualitativo foi utilizada a fim de captar e entender as diversas facetas pertinentes ao processo de internacionalização da unidade de análise, utilizando entrevistas e análise documental como técnicas de coleta de dados. Dentre os resultados, verificou-se a necessidade de adaptação do produto e do preço e importância das ferramentas promocionais, em especial as feiras internacionais, e do relacionamento com os distribuidores da cachaça no mercado europeu. Ademais, pode-se afirmar que os achados corroboram com a literatura contemporânea acerca de internacionalização de empresas em países emergentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor mantém os direitos autorais e autoriza a REAd a publicar o artigo no seu site ou em edições impressas, não implicando no pagamento de direitos autorais e de nenhuma outra taxa aos autores, e atesta que este artigo não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro.