DE PERNAMBUCO PARA A FRANÇA: O MARKETING MIX INTERNACIONAL DA PINGA NORDESTINA

Erica Piros Kovacs, Brigitte Renata Oliveira, Walter Fernando Araújo de Moraes

Resumo


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Este artigo tem como objetivo central analisar o processo de internacionalização da Pinga Nordestina, empresa de produção e comercialização de cachaça situada no Agreste de Pernambuco, sob a ótica do marketing mix global. O arcabouço teórico é composto pelos elementos do marketing mix no contexto internacional, necessários a compreensão do fenômeno. Para tanto, a metodologia do estudo de caso qualitativo foi utilizada a fim de captar e entender as diversas facetas pertinentes ao processo de internacionalização da  unidade de análise, utilizando entrevistas e análise documental como técnicas de coleta de dados. Dentre os resultados, verificou-se a necessidade de adaptação do produto e do preço e importância das ferramentas promocionais, em especial as feiras internacionais, e do relacionamento com os distribuidores da cachaça no mercado europeu. Ademais, pode-se afirmar que os achados corroboram com a literatura contemporânea acerca de internacionalização de empresas em países emergentes.


Palavras-chave


internacionalização de empresas; marketing mix; cachaça

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