INDÚSTRIA ELETROELETRÔNICA BRASILEIRA: ESTRATÉGIAS DE ENTRADA E DESAFIOS DO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO

Nadia Wacila Hanania Vianna, Nilson Araújo de Souza, Sérgio Nunes Muritiba, Sheila Regina de Almeida, Luís Henrique Pereira

Resumo


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O artigo apresenta as teorias atualmente discutidas no meio acadêmico sobre o tema internacionalização. Descreve o processo de industrialização no Brasil e destaca os fatos e elementos que têm impactado a realidade das empresas brasileiras. Discute mais especificamente as estratégias de entrada adotadas, os desafios enfrentados no processo de internacionalização e apresenta fatores microeconômicos relacionados ao grau de internacionalização dessas empresas. A pesquisa, de cunho exploratório, foi realizada junto a empresas exportadoras do setor eletroeletrônico sediadas no estado de São Paulo e revelou que a necessidade de ampliação de mercado e a busca de novas tecnologias constituíram-se em forças propulsoras para a internacionalização. Quanto às estratégias de internacionalização adotadas, a maior parte das empresas amostradas seguiu o modelo da Escola de Uppsala, no sentido de que houve um envolvimento gradual com países receptores, a partir das modalidades de exportação.


Palavras-chave


internacionalização de negócios; indústria eletroeletrônica; modos de entrada; estratégias

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