CAPACITAÇÃO EM MULTINACIONAIS BRASILEIRAS: O INVESTIMENTO NAS FILIAIS ESTRANGEIRAS REPRODUZ O DA MATRIZ?

Roberta López Aguzzoli, Jorge Francisco Bertinetti Lengler, Elaine Di Diego Antunes, Vanderlei Becker Ribeiro

Resumo


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A necessidade da capacitação dos trabalhadores tem se tornado um recorrente na Gestão de Pessoas Internacional. No entanto, a globalização acirra a competitividade, exigindo corte nos gastos. Estudos recentes indicam que as multinacionais instaladas no Brasil não capacitam a força produtiva local. E as empresas brasileiras, desenvolvem seus funcionários na matriz? E no exterior, suas políticas são as mesmas da sede? Desta forma, objetiva o presente estudo verificar qual a relação organizacional das 71 maiores multinacionais brasileiras com sua força de trabalho. Este objetivo será perseguido através de entrevistas em profundidade junto a gestores de nove multinacionais do sul do país e da análise de investimentos, através de balanços sociais, em educação, treinamento e desenvolvimento. Esta pesquisa, de caráter exploratório e cunho quantitativo e qualitativo, analisou estatisticamente informações referentes à geração de empregos diretos e indiretos, investimento em educação, treinamento e desenvolvimento, faturamento e lucro líquido ajustado das principais multinacionais brasileiras. E, qualitativamente, como investem em sua força produtiva estrangeira.


Palavras-chave


Multinacionais brasileiras; Capacitação; estágio de internacionalização

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