VANTAGENS E CARACTERÍSTICAS DAS LOJAS “FÍSICO-VIRTUAIS”: O CASO DA COLOMBO VIRTUAL SHOP
Palavras-chave:
comércio eletrônico, comércio “físico-virtual”, varejo, varejo virtualResumo
Este artigo procura identificar as especificidades e generalidades do varejo “físico-virtual” na visão de uma empresa que atua neste segmento, ou seja, as características e os elementos que motivam a escolha pelas lojas “físico-virtuais”. Uma loja “físico-virtual” compartilha características de lojas físicas e do comércio eletrônico e consiste em uma loja física que não possui produtos em exposição, uma vez que o cliente escolhe os produtos e realiza as compras através de computadores presentes na loja, normalmente auxiliado por um vendedor. A pesquisa, de natureza exploratória, utilizou a estratégia do estudo de caso. A coleta de dados ocorreu através de seis entrevistas semi-estruturadas com gerentes de lojas da Colombo Virtual Shop e uma entrevista com um dos responsáveis pela definição e implementação deste novo canal de venda das Lojas Colombo. Além das entrevistas, realizou-se uma observação do ambiente e do funcionamento de seis lojas, incluindo nesta o sistema de informação utilizado para a venda dos produtos. Os resultados descrevem os elementos que levaram à criação da Colombo Virtual Shop, a estrutura necessária para operações “físico-virtuais”, a relação deste tipo de loja com o comércio eletrônico, as características dos clientes e das lojas e as vantagens que explicam porque um cliente compra nas lojas “físico-virtuais”.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor mantém os direitos autorais e autoriza a REAd a publicar o artigo no seu site ou em edições impressas, não implicando no pagamento de direitos autorais e de nenhuma outra taxa aos autores, e atesta que este artigo não foi publicado, até esta data, em nenhum periódico brasileiro.