A SEMÂNTICA DO RESULTADO: UMA ANÁLISE DE TERMOS ASSOCIADOS AO LUCRO E AO PREJUÍZO EM COMPANHIAS ABERTAS INDUSTRIAIS BRASILEIRAS

José Francisco Ribeiro Filho, Jeronymo José Libonati

Resumo


Relatar resultados positivos ou lucro, como sinônimo do sucesso da gestão de uma empresa é algo muito mais atrativo do que o relato de resultados negativos ou prejuízo. Nessa perspectiva o processo de comunicação em contabilidade focaria nas boas notícias e relegaria as más notícias. No entanto, em se tratando de geração e manutenção de confiança entre interlocutores, a omissão ou explicação deficiente, para o usuário, de razões e circunstâncias determinantes do resultado negativo, remete para o enfraquecimento da sintonia do canal de comunicação, redundando em agravamento da assimetria informacional. O objetivo deste trabalho é analisar categorias explicativas para a ocorrência de prejuízos e lucros presentes em Relatórios de Administração de companhias abertas industriais brasileiras. A partir dos dados das Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP), cataloga-se empresas industriais com 4 (quatro) exercícios financeiros publicados, referentes aos anos de 2001, 2002, 2003 e 2004. Foram analisadas 820 demonstrações e relatórios da administração de 205 empresas.  Os resultados demonstram que a narrativa “fatores internos” prepondera nos relatórios da administração quando o resultado é positivo, quando o resultado é negativo a narrativa “fatores externos” tem a maior freqüência absoluta. Os resultados encontrados, nesta pesquisa, vão ao encontro da literatura estudada. As empresas que obtiveram lucros procuram explicar estes resultados a partir de razões internas, premiando assim as suas ações. Por outro lado, quando os resultados são negativos, as causas são estabelecidas em fatores externos, justificando o seu “pouco” controle no gerenciamento de fatores externos.


Palavras-chave


Semântica; Resultado; Narrativa; Fatores Internos; Fatores Externos

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais



REAd - Revista Eletrônica de Administração
Escola de Administração | Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Rua Washington Luiz, 855 - Porto Alegre/RS - Brasil | CEP: 90.010-460

Correio eletrônico: ea_read@ufrgs.br