COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO EM PEQUENAS EMPRESAS DE CONFECÇÕES

Autores

  • Anderson Soncini Pelissari Universidade Federal do Espírito Santo – ES / Brasil
  • Inayara Valéria Defreitas Pedroso Gonzales Pontifícia Universidade Católica do Paraná – ES / Brasil
  • Rosângela Maria Vanalle Universidade Nove de Julho – SP / Brasil

Palavras-chave:

Pequena empresa, Competitividade, Competências gerenciais, Desenvolvimento de Competências Gerenciais, Competências gerenciais em pequenas empresas.

Resumo

O atual cenário globalizado colocou as pequenas empresas brasileiras sob pressão de novas forças competitivas. O grande desafio dos gestores das pequenas empresas é o de buscar a sensibilidade no mercado para sua empresa, a inovação e a tecnologia do produto e sua adequação a novos modelos de gestão. O presente artigo resulta de uma pesquisa que aborda os diversos aspectos das competências gerenciais em pequenas empresas, e o objetivo geral é analisar as competências gerenciais consideradas essenciais na visão dos gestores das pequenas empresas de confecções do município de Vila Velha/ES. A análise foi conduzida através de pesquisa exploratório-descritiva e utilizou-se como delineamento o levantamento survey. Foi aplicado um questionário com perguntas abertas e fechadas a 48 gestores das Pequenas Empresas do Município de Vila Velha/ES. Os gestores entrevistados revelaram dar maior ênfase as competências técnica e conceitual, visto que valorizam o conhecimento do negócio e seu ambiente, além da identificação tanto das vantagens competitivas como das oportunidades, ambos relevantes na condução de suas empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-04-01

Como Citar

Soncini Pelissari, A., Defreitas Pedroso Gonzales, I. V., & Vanalle, R. M. (2011). COMPETÊNCIAS GERENCIAIS: UM ESTUDO EM PEQUENAS EMPRESAS DE CONFECÇÕES. Revista Eletrônica De Administração, 17(1), 149–180. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38710