REDES DE PROMOÇÃO INTERNACIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO: O CASO DO PSI WINES FROM

Autores

  • Marlon Dalmoro Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, RS / Brasil

Palavras-chave:

Processo de Internacionalização, Redes, Promoção Internacional, Vinhos, Wines from Brazil.

Resumo

O presente estudo foca a natureza de redes de promoção internacional formais,formadas por empresas que operam no mesmo setor e país de origem. O objetivo éanalisar uma rede de promoção internacional e a sua contribuição no processo deinternacionalização das empresas afiliadas. Para tanto, foi realizada uma revisão naliteratura sobre os temas de redes interorganizacionais de cooperação,internacionalização e a formação de redes para internacionalização, bem como a coletade evidências empíricas por meio de uma abordagem qualitativa utilizando-se dométodo de estudo de caso. A unidade de análise consiste no Projeto Setorial Integrado(PSI) Wines From Brazil, formado por 39 empresas do setor vinícola e mantido peloInstituto Brasileiro do Vinho – IBRAVIN com o apoio da APEX Brasil e observada pormeio da visão de issue-based net, com foco nas interligações entre os membros da rede.A coleta das evidências ocorreu durante visitas in loco, por meio de entrevistassemiestruturadas com os gestores de 14 empresas participantes da rede, mais doisgestores executivos do projeto Wines From Brazil. Os dados foram interpretados pormeio da técnica de análise de conteúdo. Como auxílio à análise, foi elaborada umamatriz de agrupamento conceitual, formada por quatro construtos: relação entre osatores, políticas governamentais, efeitos da participação na rede e geração de mudanças.Os resultados indicam que a formação da rede contribui no processo deinternacionalização das empresas associadas principalmente por meio do suportefinanceiro e da troca de informações e conhecimentos. A rede consiste numa estruturade ligação entre empresas, governo e entidades setoriais que permite a troca de recursosnecessários para a internacionalização. A associação em redes consiste numa opçãoestratégica, especialmente no caso de setores menos desenvolvidos internacionalmente.Em adição, os resultados apontam para os efeitos das políticas setoriais de estímulo àformação de redes de promoção internacional.

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Biografia do Autor

Marlon Dalmoro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Porto Alegre, RS / Brasil

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Publicado

2012-08-01

Como Citar

Dalmoro, M. (2012). REDES DE PROMOÇÃO INTERNACIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO: O CASO DO PSI WINES FROM. Revista Eletrônica De Administração, 18(2), 552–580. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38404

Edição

Seção

Estudos de Caso