COMO SER HOMEM E SER BELO? UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE MASCULINIDADE E O CONSUMO DE BELEZA

Autores

  • Olívia de Fontes Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, RJ / Brasil
  • Fernanda Chagas Borelli Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, RJ / Brasil
  • Letícia Moreira Casotti Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, RJ / Brasil

Palavras-chave:

Comportamento do consumidor, Gênero, Consumidor masculino, Consumo de beleza, Técnica Projetiva

Resumo

Mudanças recentes vêm afetando as fronteiras de gênero: masculinidade e feminilidademostram, em muitas situações, delimitações tênues. Porém, muitos ideais tradicionais degênero persistem no subconsciente do indivíduo (Goldenberg, 2000). A identidade masculinaé construída a partir da negação – negando atributos relacionados à mulher, à criança ou aohomossexual – e aqueles que se consideram fora do padrão dominante de masculinidade aindademonstram medo de serem vistos como homossexuais (Badinter, 1993, e outros). O consumode beleza está associado ao desejo de promover um aumento da atratividade física e aobtenção dos benefícios sociais correspondentes (Bloch e Richins, 1992). Como a atratividadefísica é considerada um elemento central da feminilidade, o consumo de práticas de belezacostuma ser maior entre as mulheres. A identidade de gênero masculina está associada amenor preocupação com a aparência, assim, os homens estão menos inclinados a adotarempráticas de beleza. Neste contexto, como pesquisar o tema beleza entre os homens? O objetivodeste estudo exploratório foi contribuir para uma melhor compreensão sobre o consumidormasculino de produtos e serviços de beleza, refletindo sobre padrões estéticos e práticasrelacionadas à beleza masculina. Os relatos foram obtidos através de entrevistas emprofundidade, usando também técnica projetiva, com dez jovens homens de classe econômicaalta no Rio de Janeiro. Diversos aspectos das práticas de beleza são manipulados pelosentrevistados na caracterização de papéis sociais e na construção das identidades de gênero.Poucas foram as práticas de beleza identificadas como permitidas para o gênero masculino. Eles vêem a beleza como facilitadora das relações sociais e amorosas, mas sucessoprofissional e inteligência ainda parecem mais importantes. Homem não precisa ser bonito. Enão deve se esforçar – ou demonstrar que se esforça – para ser belo. O corpo belo deve ser“efeito colateral” da busca por saúde ou do gosto por esportes. Os relatos sugerem umaestreita associação entre os cuidados de beleza e feminilidade. Então, como ser bonito emasculino ao mesmo tempo? Como cuidar da beleza sem ser mulher? Para preservar amasculinidade é preciso que o comportamento masculino de consumo de produtos e serviçosde beleza mantenha-se distante do feminino. Assim, o comportamento da mulher parece servircomo um ponto de referência para os entrevistados: eles observam tempo, dedicação einvestimento financeiro das mulheres em relação à beleza e, a partir daí, iniciam suaconstrução do que é ‘permitido’ ou ‘proibido’ para suas práticas de beleza.

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Biografia do Autor

Olívia de Fontes Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, RJ / Brasil

Fernanda Chagas Borelli, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, RJ / Brasil

Letícia Moreira Casotti, Universidade Federal do Rio de Janeiro – Rio de Janeiro, RJ / Brasil

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Publicado

2012-08-01

Como Citar

de Fontes Almeida, O., Chagas Borelli, F., & Moreira Casotti, L. (2012). COMO SER HOMEM E SER BELO? UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE MASCULINIDADE E O CONSUMO DE BELEZA. Revista Eletrônica De Administração, 18(2), 400–432. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/38396

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